Nos últimos dias, a Câmara de Vereadores fez um debate sobre a aprovação de projetos inconstitucionais, como ocorreu, na quinta-feira passada, quando foi votada a proposta que proíbe a exigência do passaporte vacinal para acessar locais públicos e privados de Santa Maria.
Coincidentemente, o Legislativo santa-mariense publicou dias antes decretos anulando três leis que foram aprovadas pelos vereadores e acabaram sem validade por determinação do Tribunal de Justiça do Estado (TJ) que as julgou inconstitucionais. Isso porque não era competência dos parlamentares legislar sobre os temas.
Cúpula da Polícia Civil tem ligação com Santa Maria
Um das leis consideradas inconstitucionais é a que previa a distribuição gratuita na rede municipal de saúde do chamado Kit Covid, aprovada em 2021e que rendeu bastante polêmica. As outras duas propostas tratavam sobre categorias prioritárias para receber a vacina contra a Covid e sobre as atividades de educação física no município.
Sem retirar o mérito de algumas propostas, não faz sentido para, muitas vezes, agradar segmentos, os parlamentares gastarem horas para discutir leis inócuas que, a exemplo dessas três, em caso de serem inconstitucionais, irão parar no TJ e declaradas sem validade.
Leis consideradas inconstitucionais pelo TJ
- Distribuição gratuita do chamado Kit Covid na rede municipal de saúde - Projeto foi proposto pelo vereador Tubias Callil (MDB)
- Inclusão dos profissionais de segurança pública nas categorias prioritárias para receber a vacinação contra a Covid - Projeto foi apresentado pelos vereadores Ricardo Blattes (PT) e Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas, ambos do Republicanos.
- Reconhecimento da prática da atividade e do exercício físico como essenciais à saúde da população e também declarava a essencialidade dos estabelecimentos públicos e privados voltados para o trabalho na área como importantes para prevenir doenças físicas e mentais. O projeto foi apresentado pelo vereador João Ricardo Vargas (Progressistas), Coronel Vargas, e pelo ex-vereador Francisco Harrison (MDB)